Categorias

Atualizações

Comentários recentes

Pesquisa

Arquivos

junho 17, 2008

Curiosidades: O Aço

0 comments
Links patrocinados

Curiosidades: O Aço

1. O aço é um material moderno?
Sim. O aço é uma liga metálica de ferro e carbono, e apesar de ser utilizado há muitos séculos, é um material extremamente moderno, além de ser muito resistente. Pela sua versatilidade, ele é utilizado em diversos segmentos de mercado: construção civil, linha branca, automotiva e embalagens.

No caso das embalagens de aço, o material possibilita formatos exclusivos, modernos, atraentes e que diferenciam o produto no ponto-de-venda.

Na construção civil seu uso está presente nas obras mais modernas e arrojadas, como por exemplo: a Ópera de Arame, em Curitiba, o Conjunto empresarial Cittá América, no Rio de Janeiro, o Museu, em Bilbao, na Espanha, entre outras que optaram pelo uso do aço, pela sua beleza, segurança e resistência.

2. O aço é um produto ecologicamente correto?
Sim. O aço é uma das matérias-primas que menos agride o meio ambiente, pois ao utilizar sucata de aço para a produção de um novo aço, proporciona-se economia de recursos naturais e de energia. É um material 100% reciclável, que se abandonado no meio ambiente, retornará para a natureza em 5 anos, na forma de óxido de ferro.

3. Existem aços resistentes a corrosão?
Sim. São chamados aços patináveis, porque quando expostos sem nenhuma proteção ao ambiente, formam uma camada de óxido protetora, aderente e impermeável na sua superfície, conhecida como pátina, que apresenta um efeito protetor da superfície do aço contra a continuidade do processo de oxidação.

A resistência à corrosão atmosférica deste tipo de aço é no mínimo 3 vezes maior que a dos aços estruturais tradicionais. Os aços patináveis aliam a resistência à corrosão atmosférica, à elevada resistência mecânica, boa conformabilidade e boa soldabilidade.

Devido às suas excelentes características, os aços estruturais patináveis podem ser usados para estruturas de prédios, pontes, viadutos, galpões, torres e muitos outros.

4. O aço zincado é resistente a corrosão?
Sim. Para aumentar a vida útil das chapas de aço, um revestimento composto praticamente de zinco puro é aplicado em sua superfície por imersão a quente.

Isto permite o uso da chapa em locais com atmosferas mais agressivas, como regiões marinhas e industriais.

Este revestimento prolonga a vida útil dos bens produzidos com estas chapas, pois o zinco promove uma excelente resistência à corrosão atmosférica.

Para aplicações que exijam condições mais severas de resistência à corrosão, são utilizadas camadas mais espessas de revestimento.

5. É rápido construir em aço?
A construção em aço é muito rápida, resultando em menores prazos para a conclusão da obra e permitindo um retorno antecipado do investimento. É possível, por exemplo, trabalhar na fundação e, ao mesmo tempo, fabricar a estrutura. Além disso, a montagem ocorre de maneira organizada e rápida.

A construção em aço permite uma maior organização no canteiro de obras e melhor utilização do espaço disponível para a obra, evitando depósito desnecessário de material de construção e entulho.

6. Existem outras vantagens em construir em aço?
Sim. São muitas as vantagens. Eis algumas delas:

  • Projeto arquitetônico praticamente ilimitado
  • Transparência, esbeltez e leveza
  • Grandes vãos livres, permitindo espaços mais flexíveis
  • Colunas esbeltas, possibilitando maior área útil nos andares
  • Fundações mais baratas devido ao menor peso da estrutura
  • Facilidade de modificação futura (reforço, ampliação)
  • Capacidade de absorver ações exepcionais (terremotos, colisões)

7. Embalagens de aço prejudicam o Meio Ambiente?
A embalagem de aço quando jogada no meio ambiente enferruja, se tornando minério de ferro na natureza, ou seja, sua forma original.

8. Que tipo de proteção a lata de aço oferece aos produtos nela acondicionados?
Embalagens de aço protegem seus conteúdos da luz, microorganismos, oxigênio, insetos e outros predadores. Na manipulação, transporte e armazenamento dos produtos o material resiste a choques, quedas e empilhamento.

9. Quanto tempo leva para uma embalagem de aço ser decomposta pela natureza?
A embalagem de aço leva apenas 5 anos para ser degradada pelo meio ambiente, ao contrário das demais embalagens que podem levar centenas, milhares de anos para serem absorvidas pela natureza. E o melhor de tudo isso é que esse processo denominado "oxidação" não representa nenhum prejuízo ao meio ambiente pois as embalagens de aço retornam à natureza em seu estágio original de óxido de ferro.

Fonte: CSN

-----
+ Veja também:


Notebooks
Comments
0 comments
Atualizações feedFeed | twitterTwitter

Postar um comentário