Categorias

Atualizações

Comentários recentes

Pesquisa

Arquivos

junho 07, 2008

Bem-vindo à Bolsa de Valores - Marcelo C. Piazza

0 comments
Links patrocinados

Trecho do Livro: Bem-vindo à Bolsa de Valores - Marcelo C. Piazza

st2010 Confira o preço no Submarino ou na Livraria Cultura

O que faz a Bolsa oscilar? Se olharmos para dentro do mecanismo de compra e venda de papéis na Bolsa de Valores, vamos notar que o que faz os preços subirem ou descerem (volatilidade) é a alta ou baixa quantidade de compradores e vendedores, respectivamente, ou seja, se muitas pessoas estiverem interessadas em comprar ações da EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.), o número de compradores será maior do que o de vendedores. Estes poucos, sabendo que a procura pelo seu papel é alta, só vão aceitar abrir mão dele por um bom preço. Então, lançam preços de venda mais altos, forçando a cotação do papel para cima.Bem vindo a Bolsa de Valores

O inverso também ocorre durante as quedas. É a lei da oferta e da procura. Quando a procura é maior, o preço sobe; e quando a oferta é maior, o preço desce. Esse movimento é ilustrado como a briga dos touros, que representam a força compradora; e dos ursos, que representam a força vendedora.

O movimento citado acima ocorre durante todo o pregão, sessão em que são realizados os negócios nas Bolsas de Valores.

Os preços se movem em busca do ponto de equilíbrio, ou seja, da aproximação de interesses entre o número de compradores e vendedores. Esse é o mecanismo de funcionamento da Bolsa.

E o que leva os investidores a se interessarem ou não por determinada ação? Para responder esta questão da forma mais correta, apresentaremos os dois modelos de análise de mercado existentes: fundamentalista e técnico.

Resumidamente, a Análise Fundamentalista sugere que os papéis sejam analisados de acordo com os fundamentos da empresa, enquanto a Análise Técnica direciona-se apenas pela análise gráfica ao longo do tempo. Mas vamos deixar para falar disso com mais detalhes no Capítulo 3.

Chegou a sua vez de investir em ações

Começando com o pé direito. A escolha da Corretora de Valores é uma das decisões mais importantes que você vai precisar tomar nessa sua nova trajetória como investidor do mercado de capitais. É por meio dela que as suas ordens de compra e venda serão enviadas à Bovespa. É nela, também, que o seu capital ficará armazenado, para que esteja sempre disponível durante as suas aplicações.

Como vender ações

Mas quando devemos vender nossas ações que se valorizaram, para transformar nosso lucro em dinheiro? A resposta é simples: não devemos! Isso parece estranho, não? Então, tente responder racionalmente essas perguntas: Por que vender um papel que está subindo? Qual o objetivo de um investimento de risco senão que os preços subam? Não é melhor ter um lucro grande do que um pequeno?

Arrow5 Visite a loja especial do Marcelo C. Piazza no Submarino. Marcelo C Piazza

Veja também:

st2010 Veja a lista atualizada dos Livros mais vendidos no Brasil

st2010 Confira um trecho da polêmica biografia de Paulo Coelho

st2010 Confira vagas de empregos em Concursos

st2010 Veja a lista atualizada das Taxas de Juros praticadas no Brasil

st2010 Do you know what is Forex trading and how it works?

st2010 Acompanhe as atualizações através do Feed ou do Twitter
.

Notebooks
Comments
0 comments
Atualizações feedFeed | twitterTwitter

Postar um comentário