Categorias

Atualizações

Comentários recentes

Pesquisa

Arquivos

junho 05, 2008

Processador Intel Atom: O menor chip da Intel, criado com os menores transistores do mundo

0 comments
Links patrocinados

Processador Intel Atom: O menor chip da Intel, criado com os menores transistores do mundo

O Intel Atom, o menor processador da Intel é fabricado com os menores transistores do mundo e foi projetado para novos dispositivos para a Internet e para PCs de baixo custo. Intel Atom será o nome da nova família de processadores de baixo consumo projetados especificamente para dispositivos móveis para a Internet (MIDs) e para uma nova classe de computadores simples e de baixo custo, orientado para a Internet, que chegarão ao mercado ainda esse ano. Juntos, esses novos segmentos de mercado representam uma nova e significativa oportunidade para ampliar o mercado geral para o silício da Intel, utilizando o processador Intel Atom como base. A empresa também anunciou a tecnologia do processador Intel Centrino Atom para plataformas MID, formada por múltiplos chips que oferecem a melhor experiência de Internet em um dispositivo de bolso.

O processador Intel Atom é baseado em uma micro-arquitetura totalmente nova, projetada especificamente para dispositivos pequenos e de baixo consumo, ao mesmo tempo em que mantém o conjunto de instruções de compatibilidade do Intel Core 2 Duo que os consumidores se acostumaram ao utilizar um PC padrão e a Internet. O design também conta com suporte para múltiplos threads para um melhor desempenho e uma melhor capacidade de resposta do sistema. Tudo isso em um chip que mede menos de 25 mm, o que o torna o menor processador da Intel, com o menor consumo, até hoje. Até 11 matrizes do processador Intel Atom — os minúsculos silícios de prata que contam com 47 milhões de transistores cada — caberiam na área de uma moeda de um centavo norte-americana.

Esses novos chips, anteriormente chamados pelo codinome Silverthorne e Diamondville, serão fabricados utilizando o processo de 45nm da Intel, líder da indústria, com a tecnologia hi-k metal gate. Os chips contam com uma especificação de dissipação de temperatura (TDP) na faixa de 0.6 a 2.5 watts e atingem velocidades de até 1.8 GHz, dependendo da necessidade do cliente. Em uma comparação, os atuais processadores móveis Core 2 Duo possuem uma TDP na faixa de 35 watts.

"Esse é o nosso menor processador, fabricado com os menores transistores do mundo," declarou o vice-presidente executivo da Intel e chefe do departamento de vendas e marketing, Sean Maloney. "O Intel Atom é uma mudança fundamental em termos de design. É pequeno mas poderoso o bastante para oferecer uma grande experiência de Internet nesses novos dispositivos. Acreditamos que ele habilitará inúmeras inovações por toda a indústria."

Com a computação pessoal cada vez mais se tornando móvel e com a indústria de computadores desenvolvendo rapidamente novas classes de produtos para conectar o próximo bilhão de pessoas à Internet, o processador Intel Atom oferece aos clientes a habilidade única de inovação em torno do novo design de baixo consumo. Além da oportunidade para o segmento MID, a Intel acredita que a demanda por uma nova categoria de dispositivos computacionais móveis de baixo custo e orientados para a Internet, batizados de "netbooks," e de desktops básicos orientados para a Internet, batizados de "nettops," aumentará substancialmente ao longo dos próximos anos. O processador Intel Atom é perfeito para atender esses novos segmentos de mercado.

A Intel declarou que o processador Intel Atom também possui potencial para futuras oportunidades de geração de receita para dispositivos eletrônicos de consumo, aplicações embarcadas e thin clients.

Alguns processadores Intel Atom também incluirão múltiplas sub-rotinas para melhor desempenho e maior capacidade de resposta do sistema.

-----
+ Veja também:



Notebooks
Comments
0 comments
Atualizações feedFeed | twitterTwitter

Postar um comentário